sábado, 31 de março de 2012

Jason Statham


Jason Michael Statham (Chesterfield12 de setembro de 1967) é um ator e lutador de artes marciais britânico, e mergulhador profissional, mais conhecido por seus papéis nos filmes de Guy RitchieJogos, Trapaças e Dois Canos FumegantesRevolver e Snatch - Porcos e Diamantes. Statham já apareceu como coadjuvante em diversos filmes norte-americanos, como Uma Saída de Mestre e Os Mercenários, bem como em papeis principais nos filmes Carga ExplosivaAdrenalinaEfeito DominóRogue - O Assassino (onde contracenou com Jet Li) e Corrida Mortal. Statham normalmente não utiliza dublês para fazer cenas de luta.





Biografia

Ao fato de que seus cafajestes anormais são mais do que criveis, são reais. Preferindo escolher para o elenco autenticidade ao invés de currículo, Ritchie pinça muitos de seus atores em figuras cults reais e crápulas do submundo londrino. O ator Jason Statham está entre os melhores deles.
Ex-competidor de saltos ornamentais olímpico, ex-modelo e vendedor do mercado negro, Statham começou a atuar em comerciais e em ‘teatro de rua’ – um eufemismo para enrolar turistas na Rua Oxford de Londres. Criado em Syndenham, Londres, ele era o segundo filho de um cantor de boate e uma cabeleireira que virou bailarina. Embora Statham tivesse um background familiar para ir direto para o mundo do entretenimento, ele obteve sucesso nos saltos ornamentais. Foi um membro da delegação britânica nas Olimpíadas de 1988. Esteve nas Olimpíadas de Seul, Coréia, e permaneceu no time nacional por 10 anos. No final da década de 90 um agente especializado em atletas colocou Statham em uma campanha de roupas pela Europa, da marca French Connection. Isso o levou para o comercial do jeans Levi's e um inicio da carreira de modelo. Statham também conseguiu uma fama local vendendo jóias roubadas e perfumes falsos em uma maleta. Assim, quando o proprietário da marca French Connection se tornou um dos maiores investidores do filme Lock, Stock, and Two Smoking Barrels, ele naturalmente apresentou-o a Ritchie.
Intrigado com o passado de Statham e impressionado por seu trabalho como modelo, Ritchie o convidou para um teste para um papel no filme. O diretor desafiou Statham a personificar um vendedor ilegal de ruas e o convenceu a vender uma peça de imitação de uma jóia de outro. Statham foi tão persuasivo que Ritchie comprou quatro jóias. Quando o diretor tentou devolver sua compra sem valor – dizendo que o ouro era aço - Statham foi tão graciosamente inflexível que Ritchie o contratou no ato.
O teste não ortodoxo resultou na estréia nas telas de Statham como Bacon, um dos quatro personanges principais de Lock, Stock, and Two Smoking Barrels, envolvido em um esquema ‘fique-rico-rapidamente' para pagar um debito de jogo. Bacon dava a disciplina das ruas, coias que os outros três personagens não tinham, e um senso de humildade crucial para o filme. Na comédia sobre crimes seguinte do diretor, Snatch, Ritchie recontratou Statham para o papel de Turkish. Com seu currículo amador, mas respeitável, Statham é atraente, urbano, imaculado e esperto o suficiente para encantar, até mesmo com sua falta de habilidade criminal. O papel começou como uma parte coadjuvante pequena diante de um elenco estelar, mas acabou se expandindo durante as filmagens. Quando Snatch estreou Statham estava com dois papeis, o de narrador e o chefe de anti-heróis.
Mas não foi a obra de Guy Ritchie que deu a performance de sucesso para Statham, em 2000. Foi quando fez sua estréia no cinema americano, no papel de um traficante, no filme Turn It Up. Em 2001 acabou filmando o sci-fi thriller de John Carpenter, Ghosts of Mars, e entrou para o elenco do filme de Jet Li, The One. Tem formação em artes marciais especialmente emKickboxing que o possibilita executar varias de suas cenas de luta.


Nenhum comentário: